Cidades

Flagrante de vazamento de esgoto em praia de Cabo Frio

Publicada às 7h26. Atualizada às 9h21.

Imagem ilustrativa da imagem Flagrante de vazamento de esgoto em praia de Cabo Frio
A existência do vazamento foi comprovada no trecho de onde saem as embarcações para a Ilha do Japonês. Foto: Ascom Cabo Frio

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento verificaram, no início desta semana, uma denúncia de vazamento de esgoto na Praia da Passagem, no Canal Itajuru, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Eles comprovaram a existência do vazamento no trecho de onde saem as embarcações para a Ilha do Japonês.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, no local existe um dispositivo chamado ‘válvula flap’, que é acionado em caso de volume de chuva acima da capacidade do sistema de captação em tempo seco.

Contudo, segundo a fiscalização ambiental, no fim de semana não houve chuva suficiente para a abertura da válvula. Isso pode caracterizar um mau funcionamento do sistema, que é operado pela concessionária Prolagos.

No auto de constatação, os técnicos apontam a necessidade de autuar a concessionária, conforme previsto na Lei Municipal 2.330/2010. Após a notificação, a empresa terá que fazer os reparos necessários, sob pena de multa.

Procurada, a Prolagos informou que o Centro de Cabo Frio conta com sistema de esgoto de coleta em tempo seco, que intercepta as redes de drenagem pluvial e o direciona as contribuições para as estações de tratamento.

"O vídeo mostra o funcionamento regular deste sistema, após forte chuva no Centro de Cabo Frio, no sábado (29). Quando há chuvas fortes e concentradas, o volume excedente da rede de drenagem é escoado para evitar o alagamento de ruas e casas. Casos como esses são pontuais e não geram danos ao meio ambiente", esclareceu.

< Presidente da Alerj recebe embaixador da Itália no Palácio Tiradentes Escolas de Itaboraí recebem novos mobiliários para iniciar ano letivo <